Anúncios enganosos: a mesma empresa, com vários nomes e vários anúncios de emprego diferentes

Fiquei indignada com o que se passa nesta "empresa" e resolvi criar este blog como forma de alerta!
A empresa pelos vistos tem o nome de DRAGÃO – MARKETING E PUBLICIDADE lda . Inicialmente situava-se na RUA DE CEDOFEITA Nº455, 2º andar, sala 18 no PORTO, mas devido aos vários comentários a circular na internet de pessoas que foram às entrevistas, ultimamente vai adoptando vários nomes diferentes e mudando de morada com frequência, nos anúnios de emprego que publica na internet.
O "EMPREGO" QUE OFERECEM NÃO PASSA DE UMA FORMA DE PÔR PESSOAS A VENDER PORTA-A-PORTA, EM NOME DE EMPRESAS/INSTITUIÇÕES DE SOLIDARIEDADE E OUTRAS.
Eu respondi a um anúncio de um site de emprego, para o lugar de Gestor júnior. No primeiro dia fazem uma entrevista rápida com alguém estrangeiro que fala tão rápido que mal se percebe o que diz, nesta caso uma espanhola, dizem que procuram uma pessoa que independentemente da formação que tenha, tenha vontade de trabalhar e de ter uma formação com eles em várias áreas para depois acabar por se tornar um "gestor", e chegar rapidamente aos lugares de topo. Dizem que só ligam para nova entrevista caso tenhamos o perfil que procuram. Parece tudo muito profissional, e chegam a fazer as perguntas típicas das entrevistas, como por exemplo "defina-se com 3 adjectivos" etc etc.
Logo no mesmo dia, ao fim da tarde, ligaram-me a dar os parabéns, dizendo-me que tinha uma segunda entrevista marcada para o dia seguinte de manhã, e para levar roupa formal, uma caneta e sapatos confortáveis. Achei muito estranha a conversa dos sapatos, mas enfim, lá fui...

No dia seguinte, como é uma empresa de marketing, dizem ter uma forma diferente de fazer a entrevista e que esta será feita na rua, sendo eu acompanhada por um "supervisor" que me irá avaliar, levo um bloco e uma caneta para a tal "avaliação", para escrever no bloco as respostas às perguntas, que este me vai fazendo.

Depois de muita conversa, perguntas sempre com um ar muito profissional, paramos numa esplanada para falar melhor, e quando o fulano me faz a descrição daquilo que será o meu emprego, começa a ser tudo muito exagerado e com um ar de fácil, números muito exagerados acerca da empresa etc, salários de 150-250 euros por semana só no primeiro mês. Até que, depois de 1 hora e tal de conversa, e estando eu a pontos de me ir embora por desconfiar de tudo aquilo, chega-se à parte de "ir para o terreno".
E percebo que isto é: BATER ÀS PORTAS DAS PESSOAS E VENDER À COMISSÃO. Eu não vejo mal nenhum em vendas porta-a-porta, se forem honestas e se realmente existir o pagamento das comissões, desde que devidamente identificadas nos anúncios publicados, legais e sem que ninguém seja chamado para entrevistas sem saber minimamente ao que vai. O que me leva a pensar que se fossem vendas legais e cumprissem as leis do trabalho, não seriam necessários esquemas manhosos para chamar as pessoas para entrevistas. Por isso muita atenção!!

Quando questionado o indivíduo que me está a fazer a entrevista sobre a falta de lógica de um futuro gestor começar por fazer vendas porta-a-porta, é-me dito que se trata apenas de uma fase inicial do emprego para se conhecer melhor a forma como a empresa trabalha, mas que logo se passará a outras fases de formação até chegarmos a ser um gestor multifacetado (o que aconteceria no máximo em 12 meses), com salários espectaculares.

É um belo esquema para enganar/aliciar as pessoas que se candidatam a anúncios para os mais variados lugares, onde nunca nada é dito sobre vendas porta-a-porta. Já para não falar que eles usam nomes como a Unicef, Cruz Vermelha etc para aliciar as pessoas!

Ao que parece esta empresa usa vários nomes distintos que vai inventando, "fabrica" sites na internet para cada nome e vai mudando de escritório na zona do Porto. Segundo vão dizendo nos comentários adopta nomes como Musketeers, Scenario Group DP, Capital Prodigy, etc etc


Espalhem a palavra e deixem aqui comentários para ajudar a acabar com este tipo de situações que só fazem perder tempo e gastar dinheiro a pessoas que estão desempregadas e com falta de esperança no futuro!





DENUNCIAR

Este blog existe desde 2012, o que significa que, pelo menos, desde essa altura que o procedimento desta "empresa" se mantém o mesmo, o que se pode perceber pela quantidade de comentários que é deixada aqui.

O meu apelo para tentar acabar com isto é que cada uma das pessoas que se sente enganada faça uma queixa no site da AUTORIDADE DO TRABALHO, deixo o link abaixo. Como os nomes usados nos anúncios de emprego que publicam deve ser falso, na queixa (que é confidencial) indiquem a morada que vos é fornecida, os nomes das pessoas que vos contactam e os telefones.

http://www.act.gov.pt/(pt-PT)/Itens/QueixasDenuncias/Paginas/default.aspx

Eu senti-me enganada quando aconteceu comigo, vamos pelo menos denunciar, assim fazemos a nossa parte! Vivemos num país com instituições que zelam pela legalidade. Se receberem uma queixa de cada uma das pessoas que tem passado por aqui, já seria algo muito significativo. Não podemos permitir que isto se arraste ao longo dos anos!


domingo, 28 de abril de 2013

novas ofertas como "Scenario Group DP"

Segundo têm descrito nos comentários, esta gente agora vai adoptando variados nomes e mudando de morada de tempos a tempos, há novos anúncios como Scenario Group DP e a morada é Rua Rodrigues Sampaio, 170 e na Rua Duque saldanha, 293!

Muito obrigada a quem deixou este alerta nos comentários, é a forma de evitar que mais gente caia na conversa!


4 comentários:

  1. Enviei email para os Medicos do Mundo a perguntar se tinham algum tipo de ligação com esta empresa e responderam que NÃO! Mas eles na entrevista anunciam que é para eles que trabalham, bem como para a AMI, etc. Se não tivesse assinado o acordo de confidencialidade denunciava-os!

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Cheira-me que agora passou a uma empresa chamada "Free Style", confirmem se não é mesmo verdade.

    ResponderEliminar
  4. É verdade sim, é a mesma empresa, agora com o nome FreeStyle na Duque de Saldanha, 293! Eles estão espalhados pelo Porto, camuflados com vários nomes.

    ResponderEliminar